terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Diário de um aniversário

Foto: Tandikes

O J. acordou de madrugada e foi para a nossa cama. Virou-se, destapou-se, mexeu-se, “atacou-nos” com pontapés e algumas horas mais tarde (não sei se horas se minutos, porque de madrugada perco a noção do tempo) peguei nele ao colo e devolvi-o a ele à sua cama e a mim, a um resto de noite mais tranquila.

[Tive muitos sonhos, com viagens à Tailândia e sequestros; refeições com amigos numa taberna onde serviam petiscos; roupa estendida que com a força do vento se foi soltando...]

O despertador toca às 6h20. Como sempre, pego nele e coloco-o na cama, ao alcance de um dedo. Acabo por me levantar às 6h55 e dar início ao ritual: copo de água, banho, televisão na SIC Notícias, pequeno-almoço, acordar o J., televisão na 2, pequeno-almoço do J. (sabe que eu faço anos, mas “falta o bolo, mãe!”), secar o cabelo, maquilhar, deixar a roupa para o J. aos pés da cama para o pai vestir, vestir-me, sair de casa a correr, apanhar a rodoviária, apanhar o metro, ler um excerto da “Filha do Capitão” (sim, ainda...), mudar de linha de metro, apanhar a carris e por volta das 9h chegar ao trabalho e afogar-me num dia particularmente agitado.

Saio do trabalho perto das oito da noite. Janto com os meus 2 homens numa pizzaria, ouço os “meus outros homens” em música de fundo enquanto sorrio, bebo café e termino o serão em casa dos pais.

“Luísa sobe,
sobe a calçada,
sobe e não pode
que vai cansada.
Sobe, Luísa,
Luísa, sobe,
sobe que sobe
sobe a calçada.
Saiu de casa
de madrugada;
regressa a casa
é já noite fechada.
(...)”
António Gedeão
Enfim... um dia como os outros.... e mais um ano de vida vivida e sentida.

7 comentários:

Anónimo disse...

Até eu fiquei cansada com o relato deste dia...
E como o J., também eu fico à espera do bolo, a acompanhar um aromático e quente café, que tão bem combina com o mês de Janeiro!

Feliz Aniversário!

Anónimo disse...

Um nadichinha atrasado mas muitos parabéns. Que possa ser mais um ano de venturas (e aventuras)!
Beijinho
Eva

S. disse...

Obrigada a ambas!
Bj

Anónimo disse...

Agora ficou mais difícil vir ao café, precisava de um link directo mas não sei fazê-lo. Embora tarde, os meus parabéns pelo aniversário e votos de um ano sem tanta correria. Gedeão é fantástico, não é?

S. disse...

Caro Viriato (apesar de anónimo, acho que não me enganei...)
Obrigada pela visita e pelos parabéns.
Gedeão é de facto um nome incontornável da nossa poesia.
S.

Ana A. disse...

Os meus PARABÉNS atrasados...
Deixa-me dizer que invejo essa capacidade de acordar tão cedo e fazer tudo isso...
Também posso ir comer uma fatia de bolo?
Beijinho

S. disse...

Essa é a parte que eu menos gosto da história... é que ainda não tive direito a bolo... supostamente a festa é este fim-de-semana. Se houver bolo partilho, claro!